quarta-feira, 19 de maio de 2010

CATSU 2010 (Parte 1: Relato Pessoal)

Bom, como já havíamos dito no blog, ocorreu neste último fim de semana (dias 15 e 16 de maio) a CATSU 2010 em Uberlândia - MG.
Primeiramente, farei um post contando experiências meio pessoais sobre o evento (possivelmente meio parciais, mas prometo imparcialidade total nos próximos), bem como apresentarei uma visão geral sobre tudo. Ao longo desta (e talvez da próxima) semana, colocaremos mais informações sobre partes específicas do evento (até porque a gente trabalha/estuda a semana inteira, fica meio difícil escrever tudo de uma vez).
É possível que um foco maior seja dado na área de games, pois fica mais fácil falar já que estávamos lá, mas cobriremos a maior parte do evento.


Antes de qualquer outra coisa, gostaria de parabenizar à equipe do evento (o qual está em sua 3ª edição) por ter feito, na minha opinião, a melhor CATSU até a presente edição.

A Sexta-Feira (ou A Correria do Pré-Evento)

Na sexta à noite, após correr atrás de pegar as camisetas do TFA (que acabaram ficando caras e ruins), fomos (Eu, Guizord, alguns amigos nossos e a minha namorada *-* hehe :*) para o local do evento acabar de arrumar a sala de Games. Encontramos toda a staff em uma correria total, empenhada em fazer o evento ocorrer perfeitamente no dia seguinte.
Infelizmente, o patrocinador que emprestaria as TVs e os consoles (o qual já estava extremamente atrasado), não levou as coisas devido a problemas pessoais. Resultado: correria total para conseguir os consoles que davam, mas não conseguimos todos os que estavam previstos.
Passada a tensão, fomos sair um pouco e dar uma volta com a Tânia Gaidarji (dubladora da Bulma [DBZ], Yuuko [xxxHolic], Chun Li [Street Fighter], entre outros), que já estava em Uberlândia e convidou a gente pra dar uma volta.

* na verdade, convidou o Gui e nosso amigo Alan, mas os dois insistiram pro resto ir de penetra. =x

Queria mandar um abraço pra ela, que é super gente boa e eu adorei ter conhecido. (mesmo ela não animando beber uma rodada de chopp com a gente. :P)

Aí vai uma foto do dia:



Sábado e Domingo: O Evento

Ao chegar lá no Sábado após o trabalho de manhã, me surpreendi com a quantidade de pessoas no local (mais de 4,5 mil nos dois dias segundo a organização do evento), uma quantidade bem maior do que nos outros eventos.
Uma das principais reclamações da maioria que estava lá era a superlotação. Embora muito lotado, fiquei feliz por ver o crescimento do evento, o qual provavelmente terá em 2011 uma quantidade maior ainda de pessoas, com uma estrutura maior ainda.

Na parte de games, o pebráu veio de Uberaba pra ajudar a organizar. E, embora a correria e a falta de alguns consoles, ocorreu tudo bem dentro do possível.
O campeonato de Super Street Fighter IV contou com um nível bem maior do que o apresentado nos últimos campeonatos da região, onde os que eram considerados favoritos não ganharam e foi visto um campeonato extremamente competitivo. O campeonato de Naruto não sei julgar o nível, pois não jogo, mas as finais estavam tensas (sendo que este contou com 51 participantes). O campeonato de Guitar Hero também apresentou um nível insano nas finais, com várias pessoas assistindo, torcendo e cantando junto as músicas.

No evento havia vários estandes como de costume (mas infelizmente, o estande de mangás que teria não comparaceu), salas de exibição de animes e tokusatsus (sendo que tokutsatsus nem sempre são comuns em eventos, muito bom ter um espaço para os fãs dos mesmos) e comidas típicas (incluindo um Yakissoba MUITO bom ).

Uma das novidades desse ano foi o campeonato de DOTA no evento, com uma sala exclusiva para o mesmo. Também houve a abertura das salas de RPG, Animekê e Fanzines. A última em especial foi uma iniciativa muito legal, a qual possibilita que artistas da região divulguem seus trabalhos.

O espaço para shows este ano contou com um palco bem maior, digno de um evento grande, com uma área grande para quem queria ver os shows. O único ponto contra foi a disposição do lugar (quadra aberta por apenas um lado, por exemplo), não favorecer muito o som, deixando a sonoplastia um pouco a desejar, porém ainda assim oferecendo atrações de qualidade. Entre elas, os destaques foram os shows da banda Seminovos e do Massacration Cover (ótimo cover de Massacration de Araguari - MG) , as apresentações dos dubladores Ionei Silva e Tânia Gaidarji e também do cartunista Maurício Ricardo.

Uma das poucas falhas do evento foi também a falta de um espaço adequado para os cosplayers que queriam trocar de roupa. Os banheiros eram apertados e após algum tempo de evento estavam meio inutilizáveis para qualquer coisa que não pudesse ser feita rapidamente e em pé.

O evento foi ótimo e, baseando-se nas edições anteriores, tende a cada vez crescer mais e ficar melhor. Que venha a CATSU 2011!

Em breve postaremos mais detalhes dos shows, games, concurso cosplay e fotos do evento.
Enquanto isso, segue um vídeo feito pela dubladora Tânia, inspirado na lenda local da Tia do Docinho.









Para quem desconhece a lenda: Tia do Docinho é uma senhora (por muitos considerada como tendo poderes sobrenaturais), que anda sempre a pé e vende doces nos locais mais inusitados da cidade.
É comum você estar em um lugar, encontrar ela, ir para outro extremamente longe de carro e encontrar ela lá novamente.

Um comentário:

  1. Em relção ao street eeheheh foi muito massaaaaaa, ta parabens ae galeraa, foi tenso hehehe.
    abs.

    ResponderExcluir