quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ranking TFA - Super Street Fighter IV







A fim de criar um ambiente mais competitivo e instigar os jogadores de Street Fighter IV da região a treinarem mais para cada vez termos um nível maior de campeonatos, nós do TFA (Triângulo Fighting Arena), criamos um sistema de ranking de (Super) Street Fighter IV, o qual começou a ser utilizado no campeonato do dia 16 de Maio de 2010.

Através desse tópico, explicaremos como funciona o ranking, para esclarecer qualquer possível dúvida.

Como Funciona?

Inicialmente, qualquer pessoa que participe de um evento ligado ao TFA começa no ranking com 1000 pontos. O ranking é calculado partida por partida (por exemplo, em uma melhor de 3 partidas [3 partidas de 3 rounds], cada partida será contabilizada).

O cálculo é feito automaticamente pelo sistema criado por nós, levando em conta a diferença de rating entre os dois jogadores.

Por exemplo, caso o Jogador A tenha muito mais pontos que o jogador B, se o jogador A vencer ele não ganhará quase nada. Mas caso o B, que está bem abaixo, ganhe do A, ganhará muitos pontos.
(* A quantidade de pontos que o vencedor ganha é sempre a mesma que o perdedor perde).

É calculada uma porcentagem de chance de vitória baseada nos dois ratings. Duas pessoas com exatamente o mesmo tanto de pontos possuem 100% de chance de vitória. Quanto maior a diferença de pontos, maior é a chance de vitória do que tem mais pontos e menor serão os pontos que ele ganhará por vencer. (Da mesma forma, o com menos pontos tem uma porcentagem menor e ganhará mais pontos por vencer)

Tal sistema, garante que o ranking fique sempre equilibrado e represente mais realisticamente o desenvolvimento dos jogadores.

A fórmula utilizada é a seguinte:

"Seu novo rating" = "Seu velho rating" + K * ("Resultado" - "Chance de Vitória")

Sendo:
K: uma constante que determina o peso do evento (mais detalhes abaixo).
Resultado: 0 para derrota, 1 para vitória
C.V.: A chance de você ganhar, com base no seu rating e o do adversário, dada pela fórmula:

C.V. = 100/(10^[("seu rating" - "rating do oponente")/400] + 1) %

obs:
* ^ significa "elevado a"
*Esta fórmula não foi criada por nós. É utilizada com sucesso em outros sistemas de ranking de jogos.


Tipos de Eventos Válidos

1. Campeonatos
É o formato já conhecido por todos. Realizados quando houver uma quantidade considerável de participantes. (É necessário pelo menos 8 participantes para haver um campeonato).

2. Ranbats (Ranked Battles)
Formato utilizado especialmente quando houverem poucos jogadores. Todos jogam contra todos e essas partidas valerão para o ranking.
Nos Ranbats, cada um jogará 3 partidas contra o outro (não é melhor de 3, pode por exemplo ocorrer um resultado de 3x0) . É necessário um mínimo de 4 jogadores para poder ser organizado um Ranbat.


A constante "K" do evento

Também é levado em consideração uma constante que representa a importância do evento. Em eventos com vários jogadores de várias cidades, por exemplo, é onde se vê realmente quem é o melhor. Portanto, é natural que ele valha mais que campeonatos de fim de semana com poucas pessoas em sua cidade.

O "K" funciona da seguinte forma:
Em um evento de K 32, por exemplo, caso o vencedor de uma partida tem 50% de chance de vitória nela, ele ganha 50% desse valor (no caso, 16).
Caso a pessoa tenha 90% de chance e vença, ela ganhará 10% do valor (100% - chance%). E assim por diante.

O K será da seguinte forma:

K = 4: Ranbats com até 8 pessoas.
K = 8: Campeonato com até 16 pessoas.
K = 16: Campeonato com mais de 16 pessoas
K = 24: Campeonato com mais de 16 pessoas, envolvendo jogadores de diversas cidades
K = 32: Campeonato com mais de 24 pessoas.
K = 40: Campeonato maior envolvendo pessoas de várias cidades.

Em outros casos, o valor do evento estará sujeito à avaliação do grupo TFA.


W.O.

Se alguém perder de W.O., em um campeonato, terá uma punição de perda de pontos igual ao valor do K do evento. (O oponente apenas passará para a próxima fase sem ganhar pontos no ranking.)


Onde posso ver meu ranking?

O ranking será sempre atualizado após cada e vento e pode ser visto diretamente no blog, clicando no link "Ranking SSFIV", abaixo do logo do TFA no menu da direita.


Como posso participar?

Se você joga SSFIV, mora na região do Triângulo Mineiro (ou se interessa em vir jogar aqui) e ainda não faz parte do ranking, fique de olho no blog e twitter para divulgação de eventos que ocorrerão.

Ou entre em contato pelo e-mail gakidou.blog@gmail.com informando de onde é e dizendo que deseja participar de campeonatos e entrar para o ranking.

Diversos campeonatos menores serão organizados em cidades diferentes, estes campeonatos serão divulgados apenas no twitter. Portanto, fique de olho!

Outras Considerações

Só serão válidos eventos autorizados pelo TFA. Se você pretende organizar um evento rankeado, entre em contato conosco. (Passaremos também as informações sobre como você deve proceder com o envio de resultados para que possamos cadastrá-los).

Prevalecerá sempre o bom senso para o julgamento final, tanto para questões como K do evento ou para a autorização dos mesmos.

A intenção maior do ranking é incentivar a reunião de jogadores de SSFIV para jogarem competitivamente, motivando todos a treinarem, melhorarem e obterem melhores resultados.

Quaisquer dúvidas, enviem e-mails ou postem nos comentários. Procuraremos sempre atualizar esse post para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o sistema de Ranking.

"Vamos ao encontro do mais forte!"

Um comentário: