segunda-feira, 19 de abril de 2010

Shonen Jump pede para que fãs parem de postar scans na net

A última edição da revista Shonen Jump, uma das maiores revistas de mangás japonesas, contou com uma nota editorial apelando para que os fãs parem de postar scans de seus mangás na internet.



Tradução da nota:

Para todos nossos leitores -

Há muitas pessoas postando injustamente cópias de mangá na internet. Essas cópias injustas são inconssistentes com os sentimentos dos escritores. Elas também distorcem a intenção do autor de "Eu quero que o trabalho seja lido assim". O ato de postar essas cópias na internet, nas quais os escritores colocaram seus corações, não ferem apenas os escritores na vida real mas também são contra a lei, mesmo que sejam feitas de uma forma nobre. Toda vez que nós descobrimos essas "cópias injustas" , nós conversamos com o escritor e consideramos todas possíveis contramedidas. Mas o número de pessoas sem consideração é grande, e no presente momento não podemos lidar com todos eles. Nós temos um pedido a todos nossos leitores. As cópias injustas na internet estão machucando profundamente a cultura do mangá, direitos do escritor e até mesmo as almas dos escritores. Por favor, entenda novamente que isso tudo é contra a lei. Além disso, os escritores e a Shueisha lidarão severamente com qualquer cópia injusta achada na interent. Nós pedimos que nossos leitores, por favor, continuem a nos apoiar.

~ Departamento editorial: Shonen Jump Semanal


O editorial causou certo espanto. De certa forma corretos, acho que a Shueisha não encherga o quanto essa "cultura do mangá" seria abalada em todo resto do mundo caso esses scans (que possibilitam traduções para diversas línguas de países onde os mangás não são publicados) não fossem postados. Mesmo sendo prejudicial a eles no Japão, acho que grande parte do sucesso de vários mangás internacionalmente se deve aos scans.

Fonte: mangahelpers.com

Um comentário: